Prefeituras fornecem mudas de árvores a moradores do interior de São Paulo
Duas prefeituras do interior de São Paulo encontraram uma maneira criativa de incentivar a arborização da cidade. Elas estão disponibilizando mudas de árvores a moradores que querem plantar em sua propriedade e ainda prestam assistência técnica gratuita.
Essa iniciativa começou nas cidades de Fernandópolis e São José do Rio Preto, as quais possuem viveiros municipais onde são cultivadas as plantas para doação. Diversas mudas são produzidas nestes locais e algumas delas levam até 3 anos para ficar no tamanho ideal para o plantio.
Em Fernandópolis, o morador pode pegar, de graça, até 3 mudas por ano. Para adquiri-la, basta ligar para o Disk Árvore informando seus dados. As árvores são levadas à casa do munícipe por técnicos, os quais indicam a espécie mais apropriada e fazem o plantio no local.
Já em São José do Rio Preto, elas são retiradas no próprio Viveiro Municipal. O interessado deve preencher um questionário e conversar com um especialista que indicará a árvore mais adequada para cada lugar. São permitidas até 2 mudas de árvores anualmente.
O Disk Árvore entrega, em média, 600 mudas por ano e, nos dez anos que funciona, mudou a paisagem em Fernandópolis. Esta cidade conta hoje com 28 metros quadrados de copa por habitante, mais que o dobro recomendado pela Organização das Nações Unidas.
As árvores plantadas não somente trouxeram benefícios estéticos. Elas também vem ajudando a controlar a temperatura, reduzir a poluição sonora e melhorar a qualidade do ar, deixando-o mais úmido.
O sucesso da projeto inspirou outras cidades a adotarem a mesma iniciativa. Votuporanga, município vizinho, criou um Disk Árvore similar e já plantou 1.800 mudas em três anos.
Gostou do nosso artigo? Então, compartilha com os seus amigos e deixe o seu comentário.