terça-feira, setembro 17, 2024
Meio AmbienteNotícias

Praias baianas têm selo ecológico internacional renovado

As praias de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, situada em Salvador, e as de Guarajuba e Itacimirim, localizadas no município de Camaçari, tiveram o selo bandeira azul renovado. Entregue pela ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education (FEE), o título simboliza a qualidade das praias ao redor do mundo.

Um dos mais importantes prêmios ecológicos do mundo, o selo bandeira azul é concedido anualmente. Para obtê-lo, é necessário atender a uma série de critérios que envolvem gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social nas praias.

O programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas no mundo. Ele desafia as autoridades locais e os gestores de praias a alcançar altos padrões de qualidade na água, na gestão ambiental, na educação ambiental e na segurança desses locais.

Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente a nível local, regional e internacional. No Brasil, foi implementado pelo Instituto Ambientes em Rede – IAR.

Como conseguir o selo Bandeira Azul

Para uma praia receber o selo Bandeira Azul, é preciso, primeiramente, fazer o pedido da certificação à autoridade local competente (Prefeitura ou o responsável pela Unidade de Conservação onde se localiza a praia), a qual contatará a FEE, e atender às exigências estabelecidos pelo programa.

Algumas dessas exigências são a execução de, pelo menos, cinco atividades de educação ambiental ao público durante a temporada de bandeira azul, o cumprimento da legislação ambiental, prestação de primeiros socorros, qualidade da água do mar, limpeza da praia, presença de banheiros, dentre outros.