Povos indígenas e sua relação com a natureza
Os povos indígenas, desde os primórdios, tem uma forte relação com a natureza. Isto porque a consideram sagrada e se sentem parte integrante dela. Também, por ela ser o meio de onde tiram o seu sustento – os alimentos e a água necessários para a sua sobrevivência.
Diferente do homem moderno que explora os recursos naturais de forma predatória, os índios retiram do ambiente apenas o necessário para a sua subsistência. Eles têm respeito pela natureza e estabelecem trocas equilibradas com o ambiente, as quais mantém os ecossistemas preservados.
Devido a ligação que tem com o mundo natural, as comunidades indígenas dão atenção especial aos ciclos climáticos e as estações, pois estas definem o melhor período para as plantações e os cultivos. Em seus rituais, os elementos da natureza, especialmente da flora e da fauna, estão sempre presentes.
Os índios são gestores vitais do meio ambiente. Embora sua população constitua apenas 5% da população mundial, esta, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), mantém algumas das áreas florestais mais ecologicamente intactas e biodiversas do planeta.
Eles são considerados os “guardiões das florestas”, pois, além de manterem a floresta preservada, buscam defender o meio ambiente. Nas suas terras demarcadas e fora delas, os índios combatem o desmatamento ilegal e outras condutas lesivas ao meio ambiente.
Os indígenas, em suma, são povos que mantém um modo vida em harmonia com a natureza. Eles são exemplos inspiradores de sociedades sustentáveis e seus conhecimentos e práticas deveriam nortear o crescimento da humanidade na direção da sustentabilidade.