Óleo recolhido nas praias de Pernambuco vira combustível alternativo
O óleo de origem desconhecida que vem poluindo o litoral nordestino tem recebido uma destinação útil em Pernambuco. O centro de tratamento de resíduos de Pernambuco, localizado Iguarassu, vem transformando este material em um tipo de combustível alternativo para fábricas de cimento.
O material removido das praias por agentes públicos e voluntários é colocado em caçambas e transportado por caminhões até o Ecoparque Pernambuco, onde é processado. Neste centro, o óleo é misturado a outros resíduos como madeira, tecido e embalagens plásticas e depois triturado, formando um produto chamado blend energético.
Esse composto funciona como “uma espécie de carvão” para as fábricas e podem substituir um derivado de petróleo chamado coque, o qual é usado nos fornos de indústrias cimenteiras. O combustível obtido após o processamento é vendido para fábricas de cimento .
O Ecoparque tem capacidade de processar 4 toneladas de óleo por hora, mas já recebeu, até o momento, cerca de 150 toneladas, transportado por 20 caminhões da Agência Estadual de Meio Ambiente. O óleo foi removido de sete municípios.
Fonte: Portal G1 e Terra.