domingo, setembro 15, 2024
Sustentabilidade

Londrinos estão convertendo carros antigos em elétricos

Quem é apaixonado por carros antigos jamais quer abrir mão deles, mesmo sabendo o quanto são poluentes. Para manter esses veículos, adequando-os às regras do país, entusiastas do automobilismo, em Londres, estão transformando modelos antigos, movidos à combustão, em elétricos.

A conversão dos automóveis é feita de forma personalizada, mas mantendo a originalidade do modelo. Ela é feita com a remoção do motor original e a instalação de um motor elétrico reaproveitado de um veículo acidentado. Também, com a inserção de bateria reciclada e outros acessórios.

O processo de transformação do veículo é sustentável já que reaproveita peças que seriam inutilizadas. Porém, o preço do serviço é bem salgado. Oficinas londrinas, especializadas na conversão de carros antigos em elétricos, chegam a cobrar até R$ 140 mil pelo serviço, o qual pode levar até seis meses para ser concluído.

Os carros convertidos em elétricos, no Reino Unido, são isentos de taxas de congestionamento e de impostos rodoviários, o que é um benefício. No entanto, a maior vantagem para os proprietários desses veículos é que seus gastos serão apenas com a eletricidade que sai em média, R$ 6,20 por semana.

A moda de converter carros clássicos em elétrico vem ganhando muitos adeptos no Reino Unido. Embora essa opção não estivesse nos planos do Governo britânico como forma de eletrificar o transporte individual, ela vai ajudar a alcançar as metas climáticas do país.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.