Jovem transforma garrafas plásticas descartadas em barco ecológico
Um jovem ambientalista dos Camarões encontrou uma maneira criativa de solucionar parcialmente o problema do lixo na sua cidade e ajudar pescadores necessitados. Ele criou um tipo de barco ecológico a partir de garrafas plásticas descartadas nas ruas que pode ser usado na pesca e em passeios turísticos.
Ismaël Essome Ebone teve a ideia de construir seus Ecoboats quando viu, de seu abrigo, garrafas plásticas boiando nas águas da enchente após uma forte tempestade. O estudante percebeu que poderia usar esse material para fazer uma embarcação e, então, começou a produzir uma.
O primeiro barco ecológico construído por ele foi testado durante um temporal e funcionou perfeitamente para a surpresa de todos. Após obter êxito em sua empreitada, o rapaz investiu todo o seu dinheiro nesse projeto e fundou uma organização sem fins lucrativos: a Madiba & Nature.
Essa instituição é dedicada à coleta de lixo plástico em toda a região e à transformação desse material em barcos para ecoturismo e pescadores necessitados. Recentemente, instalou o primeiro Ecobin do país, o qual facilitará o recolhimento das garrafas plásticas, assim como a classificação e a reciclagem delas.
O sistema de gerenciamento de resíduos comunitário, implementado pela Madiba & Nature, já gerou trinta empregos diretos e indiretos em Douala. O trabalho de Ismaël Essome foi reconhecido internacionalmente e ele ganhou, em 2017, prêmio “Economic Track” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.