domingo, setembro 15, 2024
Sustentabilidade

Finlândia premia moradores que reduzem suas emissões de carbono

A cidade de Lahti, na Finlândia, encontrou uma maneira de encorajar seus habitantes a reduzirem suas emissões de carbono nas viagens. Está premiando quem deixar o carro em casa e usar meios de transporte mais sustentáveis. Os benefícios vão desde um pedaço de bolo a passagem de ônibus grátis.

A iniciativa, financiada com fundos da União Européia (UE), faz parte da política de transporte de Lahti. Ela vem sendo implementada através do Projeto CitiCAP que desenvolve um comércio de carbono individual com base na mobilidade. Esse sistema funciona com o uso de um aplicativo que calcula as despesas de CO² dos residentes.

O aplicativo consegue rastrear e mostrar em tempo real a pegada de carbono dos moradores com base em suas viagens. Além disso, detecta se as pessoas estão se locomovendo de carro, de transporte público, a pé ou de bicicleta. A partir desses dados, o software estima o consumo de CO² nos trajetos.

Aplicativo CitiCAP. Foto: Euronews.

Cada pessoa que usa o aplicativo ganha uma cota semanal de carbono. Se este consumir menos que a cota no mesmo período, ganha “euros virtuais”. Com esse dinheiro virtual, o indivíduo pode “comprar” acesso à piscina, passagens de ônibus, faróis de bicicleta ou uma fatia de bolo.

De acordo com o gerente de pesquisa do projeto, Ville Uusitalo, uma pessoa pode ganhar até dois “euros virtuais” (por semana) se as emissões das viagens forem realmente baixas. Entretanto, há a pretensão de aumentar esse valor para dez vezes ainda neste Outono.


20 km a menos dirigindo


Lathi é uma cidade muito dependente do carro. Apenas de 44% das viagens dentro do município são feitas com meios de transporte sustentáveis. A meta do Projeto CitiCAP é aumentar esse número para 50% até 2030.

Em média, cada residente emite 21 quilos de CO² por semana. Com o uso do aplicativo, espera-se reduzir esse número em um quarto. Isso significa substituir, em média, 20 km de carro por transporte público ou bicicleta semanalmente.

Até agora, 2.000 residentes baixaram o aplicativo. No entanto, não se pode ainda avaliar se as recompensas incentivaram os cidadãos a deixarem o carro em casa. Isto porque os bloqueios, na pandemia do Covid-19, diminuíram significativamente as viagens de carro.

O que se sabe até agora é que muitas pessoas acharam interessante ver suas próprias emissões. Para analisar com precisão o impacto do aplicativo no comportamento dos habitantes, os pesquisadores coletarão dados de uso do software até o próximo ano.


CitiCAP desperta interesse em outros países


O Projeto CitiCAP foi desenvolvido para incentivar um comportamento mais verde em Lahti usando um sistema de comércio pessoal de carbono. Entretanto, a iniciativa inovadora despertou o interesse de outros países que querem copiar o modelo em suas cidades.

De acordo a gerente do projeto, Anna Huttunen, “O CitiCAP ganhou muito interesse em todo o mundo, não apenas a Europa, mas também os Estados Unidos e Canadá”. Para ajudar outras cidades a implantarem sistemas semelhantes, Lahti compartilhará sua metodologia.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.