Evento promove debate sobre os desafios para a conservação do Cerrado
O Cerrado, além de ser a savana mais rica do mundo, é considerado o elo central dos biomas brasileiros. A riqueza, a complexidade, a beleza cênica, as formas de conservá-lo, os desafios e os diversos aspectos que ameaçam a existência desse bioma serão temas abordados no Evento Elos do Cerrado. Ele será um espaço de debate online sobre os problemas e as possíveis soluções para a manutenção do Cerrado, assim como uma jornada visual pelos encantos deste bioma.
O evento ocorrerá em setembro, mês que se comemora o dia Nacional do Cerrado. Serão oito dias de discussões sobre diferentes temas como a importância das comunidades tradicionais, a conservação da vegetação nativa em áreas privadas, a ocupação e o desmatamento no Cerrado, dentre outras temáticas pertinentes à proteção deste bioma.
Além disso, acontecerão rodas de conversa com especialistas em Cerrado e conservação, e uma exposição fotográfica que irá abordar o tema Elos do Cerrado, oportunidades e desafios na proteção desse bioma. Além disso, teremos a participação de artistas que estão desenvolvendo obras inéditas sobre o mesmo tema!
O evento também irá proporcionar uma experiência visual e lúdica para quem ousar mergulhar no tema proteção, beleza e complexidade do elos do Cerrado. As rodas de conversa acontecerão nos dias 1/09 a 4/09 e 8/09 a 11/09 de 2020. Serão duas rodas de conservas por dia: a primeira às 15h e a segunda às 19h. A exposição estará disponível no site do Instituto Cerrados a partir do dia 1 de setembro.
O Elos do Cerrado é um evento online promovido pelo Instituto Cerrados em parceria com a Embaixada da França, Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Nature and Culture International (NCI), Instituto Sociedade População Natureza (ISPN), WWF-Brasil, Greenpeace Brasil, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Conservation Strategy Fund (CSF), Rede Cerrado, Fundação Mais Cerrado e Aliança Francesa de Brasília.
Com informações do Instituto Cerrados