Estudantes baianos criam dispositivo que reduz desperdício de alimentos
Todos os anos, cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados no mundo. Esse volume, segundo cálculos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), poderia alimentar aproximadamente 2 bilhões de pessoas.
As perdas acontecem em todo o sistema de produção: pós-colheita, armazenamento e transporte. Porém, o desperdício de alimentos ocorre sobretudo na venda em supermercados, feiras livres, armazéns e demais pontos de venda. Nesses locais, muito do que poderia ser consumido é descartado por não ter mais valor comercial.
Pensando em resolver esse problema, dois discentes do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em parceria com dois alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criaram um dispositivo que avisa instituições de caridade quando há disponível, em feiras livres, produtos bons para consumo deixados por feirantes.
O sistema é formado por um caixote de feira, uma placa de programação simples e um botão. No caixote, é instalada uma placa, chamada “Circuito de Arduino”, com uma shield, um elemento que expande suas funcionalidades. À shield, é acoplado um botão que, quando acionado, envia mensagens.
O dispositivo funciona quando um feirante coloca no caixote diversos produtos que estão bons para consumo, mas que não podem ser comercializados, e aperta o botão. Assim que o botão é acionado, mensagens são enviadas a organizações sociais. Então, as entidades podem recolher os alimentos nas feiras livres e levá-los a pessoas necessitadas.
A ideia inovadora rendeu aos estudantes o primeiro lugar no Social IT Solutions Workshop 2020 Brazil, um projeto que objetiva estimular a aplicação de conhecimentos técnicos aprendidos em sala de aula na solução de problemas sociais. O workshop ocorreu no campus da UESB, em Vitória da Conquista, e no da UFBA, em Salvador, entre os dias 20 e 31 de Janeiro.
Os vencedores do Workshop tiveram como motivação inicial o segundo objetivo de desenvolvimento sustentável: a Fome Zero. Segundo a integrante da equipe, Laverty Ladeia, o grupo escolheu esse tema, pois “se tratava de um problema bem mais amplo e, ao mesmo tempo, bem próximo de nós”.
A equipe vencedora ganhou como premiação uma viagem para conhecer a sede da Movile e o Laboratório de Tecnologia e Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP).