Edifício sustentável abrigará mais de 1000 árvores na Austrália
Em breve, a Austrália receberá o prédio residencial mais verde do mundo. Chamado de Urban Forest, o edifício sustentável abrigará milhares de plantas na fachada, criando o efeito de uma “floresta urbana”. O empreendimento é projeto da empresa Koichi Takada Architects e será construído na cidade de Brisbane.
Com 30 andares, o arranha-céu será coberto com 1.003 árvores e mais de 20.000 plantas. Ele possuirá mais de cinco vezes o número de árvores encontradas nas proximidades do Parque Musgrave. As plantas escolhidas para compor a fachada são de espécies nativas da região, pois reduz custos com manutenção e aumenta benefícios ambientais.
O prédio contará com tecnologias sustentáveis como energia solar, sistema de captação de água da chuva e coleta de água cinza para irrigar as plantas. Além disso, terá vidros e sacadas que maximizarão a luz natural e aumentarão a ventilação cruzada. Isso diminuirá a dependência do resfriamento mecânico. A vegetação na área externa também ajudará no isolamento térmico.
O edifício será construído com materiais de origem sustentável e de alta qualidade e baixa manutenção. Um desses materiais é o concreto verde, ou seja, um composto produzido com 40% menos cimento que o tradicional. Pedras ou tijolos reciclados e madeira certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) serão usados do mesmo modo na obra.
A estrutura da torre será erguida sobre grandes colunas escultóricas que lembram troncos de árvores. Essas colunas, no nível do solo, abrigarão um espaço que servirá como um parque aberto ao público. A ideia dos arquitetos com esse design é dar a impressão aos visitantes de que existe uma “floresta crescendo do plano do solo”.
O edifício contará com 382 apartamentos, um telhado de dois andares com jardim e uma fachada organicamente articulada e escalonada com vegetação densa. Esta fachada será revestida com plantas em vasos ou suspensas para oferecer proteção do sol. Além disso, abrigará um centro turístico onde os visitantes poderão conhecer as plantas de sua fachada e o projeto de construção.
O projeto Forest Urban está sendo desenvolvido pela Aria Property Group, mas aguarda autorização de planejamento. A sua construção está prevista para começar em 2021 e ser concluída em 2024.