Deserto florido: o incrível fenômeno do Atacama
O deserto do Atacama é um dos lugares mais inóspitos do planeta. Com chuvas escassas, vegetação rala e altas temperaturas, poucas formas de vida sobrevivem a condições climáticas tão severas. Entretanto, neste lugar, em períodos não regulares, acontece um incrível fenômeno da natureza chamado “deserto florido”, o qual encanta visitantes pela sua beleza.

O deserto florido é a germinação e a floração de milhares de plantas na Costa do Atacama. Esse evento acontece ocasionalmente na primavera após chuvas de inverno acima do normal na região (precipitações maiores que 15 mm). Com a chuva, as sementes escondidas debaixo da terra seca durante anos brotam e emergem, formando um verdadeiro tapete de flores multicolorido.


Segundo o Ministério da Agricultura do Chile, durante o fenômeno, surgem mais de 200 espécies de flores no deserto do Atacama. Algumas delas são as glórias-da-manhã, patas de guanaco, terciopelos, borboletinhas, huilles, suspiros de campo, astromélias, azulillos, coronas de fraile, malvillas e añañucas. Além da flora, aparecem diversos animais como borboletas e vaquitas del desierto (um besouro).


Embora o deserto do Chile não floresça anualmente, a frequência como que isso ocorre vem aumentando devido ao fenômeno El Niño (o aquecimento anormal das águas do Pacífico) que provoca o aumento de chuvas em várias partes do mundo. Antes, o desabrochar das flores ocorria a cada cinco ou dez anos, mas nos últimos tempos se tornou recorrente. A última grande florada havia sido observada em 2015, e antes em 1997, duas décadas atrás.

O espetáculo do florescer do Atacama começa ao norte de La Serena, a cerca de 500 km de Santiago e se estende ao longo de 1.600 km até as fronteiras com o Peru e a Bolívia. Concentra-se perto do Pacífico, nos lados da rodovia Pan-Americana que atravessa o país de norte a sul, onde os tons de terra da paisagem árida contrasta com o colorido das flores.

O tapete de flores multicoloridas aparece em diversas regiões do norte do Chile, mas especialistas recomendam apreciar esse fenômeno no Parque Nacional Llanos de Challe. De acordo com a administradora do parque, Gabriela López, neste local, o deserto florido atinge toda a sua magnitude.