Construção feita de cogumelo limpa o ar à medida que cresce
Um espaço temporário, a base de produtos biológicos, foi construído em Eindhoven, na Holanda, para o maior evento de interiores do norte da Europa – o Dutch Design Week (DDW). Projetado pelo cenógrafo e artista Pascal Leboucq, em colaboração com o estúdio Krown Design, o ambiente surpreendeu com inédita fachada de cogumelo que limpa o ar à medida que cresce.
Chamada de Growing Pavilion, o espaço é uma estrutura de madeira com painéis externos cobertos de micélio de cogumelo. Esses painéis são removíveis e podem ser reparados ou reutilizados em outro local depois. Os fungos que crescem neles também são retiráveis e podem ser vendidos. O micélio utilizado na estrutura foi revestido com uma cobertura de selante orgânico a prova d’água, proveniente do México, para formar uma camada protetora.
A parte interna da construção foi elaborada com taboa, um tipo de junco. Ela possui bancos internos e externos produzidos a partir de árvores derrubadas pela tempestade que atingiu a cidade de Eindhoven este ano. A decoração interior conta com uma coleção de móveis oriundos de esterco de cavalo e roupas feitas de micélio, kombucha e algas.
Leboucq começou a trabalhar com materiais de base biológica três anos atrás e resolveu utilizar o micélio por ser muito leve e apresentar algumas propriedades isolantes de temperatura e som. Esse material, que poder ser usado em outro local depois de removido, possui a capacidade de capturar dióxido de carbono duas vezes o seu peso, o que contribui com a limpeza do ar.
A estrutura do Growing Pavilion ainda está em fase experimental. A equipe que desenvolveu este modelo sustentável está atualmente trabalhando para criar painéis de fungos resistentes que consigam sobreviver a uma construção ao ar livre por alguns anos.