Conheça a maior flor do mundo
Você já ouviu falar da raflésia? É uma espécie de planta rara que existe como uma única flor. Originária das ilhas Sumatra e Bornéu, na Indonésia, ela produz a maior flor do mundo que pode chegar a ter mais de um metro de diâmetro e pesar mais de 10 quilos.
Essa flor, que geralmente cresce no solo, é formada por cinco grandes pétalas avermelhadas com manchas claras, separadas por seixos, e por uma estrutura em forma de copo, que tem dentro um glóbulo cheio de “espinhos”. Ela vive de quatro a cinco dias antes de murchar.
Uma das características marcantes da rafésia é o seu odor fétido. Durante a floração, essa planta desprende um cheiro repugnante de carne podre, semelhante ao de um cadáver, para atrair as moscas que a polinizam. Devido ao mau cheiro, ela é também chamada de flor-monstro.
Outra peculiaridade dessa planta é que tem um comportamento parasitário. Ela sobrevive sugando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. A rafésia passa a maior parte da vida como um emaranhando de fios sob a casca dessa árvore antes de emergir com botões que dão origem às flores fétidas.
Essa flor, cujo mau cheiro afasta qualquer pessoa, é muito usada na medicina tradicional das ilhas Sumatra, na Indonésia. Os nativos usam-na como auxiliar de trabalho de parto e como afrodisíaco apesar de não existirem estudos que comprovem suas propriedades químicas.
As rafésias também são usadas como atração turística nas ilhas Sumatra. Devido a sua beleza, os visitantes do local fazem trilhas nas selvas da região para encontrá-las e admirá-las. O problema é que o aumento da procura pela flor tem impactado o ambiente natural e diminuído sua reprodução.
Atualmente, as raflésias são consideradas espécies ameaçadas de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Elas estão classificadas na Lista vermelha da IUCN como espécies criticamente em perigo, categoria de maior risco de extinção.