Canadá proíbe plásticos de uso único no país
Nesta Segunda-feira, o Canadá divulgou novas regras que proíbem a venda, a fabricação e a importação de plástico de uso único no país. A medida visa reduzir o consumo de plásticos descartáveis que hoje são a maior fonte de poluição dos oceanos.
As regras, que entram em vigor a partir de Dezembro deste ano, proíbem a comercialização e produção de seis itens plásticos: sacolas plásticas de uso único, talheres, canudos, palitos, anéis de transporte e recipientes para viagem. Também, determina a fim da importação desses produtos a partir do final de 2025.
No comunicado, o governo canadense informou que há algumas exceções na normas. Uma delas é que varejistas poderão vender canudos flexíveis de plástico de uso único se forem embalados ao lado de um recipiente de bebida e desde que a embalagem tenha sido feita fora do estabelecimento.
A outra é que os comerciantes poderão vender pacotes de 20 ou mais canudos de uso único desde que eles sejam mantidos “fora da vista” do cliente. O regulamento não contempla as embalagens plásticas para bens de consumo – principal fonte de resíduos plásticos em todo o mundo.
Nas normas, o governo canadense exige apenas que todas as embalagens plásticas contenham pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2030. Para os ativistas ambientais, essas medida e as demais são insuficientes para eliminar a poluição plástica.
A proibição dos plásticos na Canadá ocorreu pouco tempo depois de medidas semelhantes serem promulgadas na França em 2021. Ela faz parte de um movimento mais amplo de governos de todo o mundo para tentar frear a produção de plásticos descartáveis.