Camarotes sustentáveis ganharão selo no carnaval de Salvador
O carnaval de salvador é a festa do ano mais esperada pelos baianos, principalmente pelos que moram na capital. Unindo alegria e diversão, o evento reúne milhões de pessoas que ficam ou na ruas acompanhando as atrações ou nos camarotes curtindo shows privados.
Nesses camarotes, nem sempre os organizadores criam espaços amigáveis e sustentáveis. No intuito de valorizar aqueles que atendem aos três pilares da sustentabilidade, ou seja, o social, o econômico e o ambiental, será concedido um selo sustentável.
O selo, cujo nome é “Eu Promovo o Carnaval Sustentável”, é um mecanismo para incentivar camarotes a promoverem a festa impactando positivamente as áreas sociais, econômicas e ambientais. O selo é concedido pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal (Secis).
Dentre os critérios para um camarote receber o selo sustentável, estão o uso de campanhas contra a violência sexual, políticas de combate a LGBTfobia, a acessibilidade, além de programas de inclusão social e de minoração de emissão de gases de efeito estufa.
Marcelle Moraes, técnica da Secis falou que foi estabelecida uma criteriosa avaliação, pautada em padrões internacionais, para a obtenção do selo. A intenção é fazer com que “os estabelecimentos possam adaptar seus processos de acordo com as boas práticas de sustentabilidade”.
Os camarotes que pleiteiam o selo serão fiscalizados por técnicos da Secis e por especialistas em sustentabilidade durante a festa. Estes profissionais avaliarão se as práticas sustentáveis estão sendo aplicadas no local e darão uma pontuação pré-determinada para cada ação sustentável implementada no estabelecimento.
Os interessados em adquirir o selo para seus camarotes devem procurar a Secis até o dia 16 de fevereiro, dia de abertura da folia. Somente obterão o selo aqueles que tiverem atingido, no mínimo, 30% dos critérios estabelecidos pelo órgão.