Brasileiro é premiado internacionalmente por inventar sistema alternativo às baterias de relógios
O estudante de ensino médio, Vinícius Ribeiro de Moraes, foi um dos vencedores da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF), neste ano. A ISEF é a maior feira científica do mundo. Nela, o jovem recebeu uma medalha pelo 4º lugar na categoria “Energia: materiais sustentáveis e design” e um prêmio de 500 dólares.
O reconhecimento veio por conta do seu projeto Seebeck-Watch que cria uma alternativa sustentável às baterias de relógio descartáveis. O aluno desenvolveu um sistema nano e microtecnológico que permite a construção de sistemas de relógios de pulso por diferença de temperatura.
Esse sistema é feito com filmes finos termoelétricos que aproveitam a diferença de temperatura entre o pulso humano e o meio externo, gerando tensão elétrica para alimentar relógios de pulso. Vinícius foi o único brasileiro premiado no ISEF e ele competiu com 1,5 mil estudantes de 70 países.
“Esse prêmio não é meu. É do Brasil. Estou feliz demais com essa conquista. O caminho é muito árduo, até conseguir chegar aqui. Sou muito grato por estar atuando na linha de frente e me dá muito orgulho ver que, aqui na ISEF, jovens estão desenvolvendo ideias que certamente farão diferença no nosso futuro.”, comentou o estudante.
“É incrível a sensação de estar em contato com pessoas de mais de 70 países, ver o meu projeto fazendo parte de um time de transformadores da ciência global e ainda ser premiado.” completou Vinícius.”