domingo, setembro 15, 2024
Atitude

Brasileiras ganham maior prêmio de conservação do meio ambiente

Duas cientistas brasileiras ganharam o maior prêmio de conservação do meio ambiente: o prestigiado Whitley Awards, do Whitley Fund for Nature (WFN). Também conhecido como o “Oscar Verde”, a premiação reconhece líderes conservacionistas que trabalham em seus países de origem para proteger o mundo natural e a vida selvagem.

As pesquisadoras vencedoras foram a engenheira florestal Patrícia Médici e a bióloga Gabriela Rezende, ambas da ONG brasileira IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

Vencedoras do prêmio de conservação do meio ambiente
Patrícia Médici e Gabriela Rezende

Patrícia Médici recebeu o Gold Award, maior prêmio da WFN, pela sua atuação na conservação da Anta Brasileira, o maior mamífero terrestre da América do Sul. Dentre as suas realizações junto com sua equipe, estão a construção do maior conjunto de dados de anta no mundo, a restauração de corredores florestais de Mata Atlântica e o combate às mudanças climáticas.

Vencedora do prêmio de conservação do meio ambiente
Patrícia soltando anta

Gabriela Rezende recebeu o prêmio Whitley Award pelo seu trabalho com micos-leões-negros, um pequeno primata da Mata Atlântica brasileira. Ela e sua equipe fez o manejo populacional dessa espécie em extinção, realocando grupos do animal em fragmentos florestais adequados, e plantou o maior corredor florestal do Brasil. Além disso, restaurou habitats e instituiu programas de educação ambiental.

Corredor florestal restaurado
Corredor florestal restaurado

Patrícia Médici ganhou o valor de £ 60.000 libras para financiamento de seus projetos e Gabriela Rezende, £ 40.000. A primeira cientista pretende usar esse dinheiro para expandir sua iniciativa para a Floresta Amazônica, trabalhando em quatro biomas para conservar a anta brasileira. A segunda, usará para replantar mais corredores florestais e realocar micos-leões-negros para fragmentos florestais adequados.

Cerimônia de premiação e pandemia

Infelizmente, os vencedores Whitley Award não foram apresentados em cerimônia de premiação, pois a pandemia do COVID-19 fez com que este evento e outros relacionados fossem adiados. A WFN espera, no final de 2020, poder receber os vitoriosos em Londres para celebrar suas realizações e proporcionar oportunidades de treinamento e networking

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.