Árvore colorida da Ásia parece ter saído de um conto de fadas
A árvore arco-íris é um tipo de eucalipto nativo das Filipinas, Nova Guiné e Indonésia que se destaca pelo colorido singular do seu tronco. É uma planta de grande porte que pode atingir até 75 metros de altura em seu habitat natural, mas, quando cultivada em jardins, não cresce mais que 20 a 30 metros de altura.
O nome científico dessa espécie é Eucalyptus deglupta Blume. Deglupta é uma derivação do latim degluptere que significa perda da casca ou descamação da pele, referindo-se à forma como ocorre o processo de separação da casca. É exatamente desse processo que resulta a coloração vistosa e exuberante de seu tronco.
O caule dessa árvore que inicialmente é fino, liso e de coloração marrom, vai se desprendendo em forma de lascas finas e compridas no decorrer do tempo, revelando um verde vibrante por baixo. Depois, novas casas se soltam e as manchas vão ganhando novos tons. O verde escurece e dá lugar a tons de azul, roxo, marrom, laranja, rosa ocre, dentre outros.
O resultado desse processo é um lindo tronco colorido, com cores vibrantes. Parece uma verdadeira obra de arte tamanha a perfeição. Quem olha essa planta, pela primeira vez, tem a impressão de que essa árvore foi misteriosamente pintada, porém é apenas um espetáculo da natureza.
Outra singularidade dessa árvore são suas as folhas. Elas apresentam cor verde escura na parte superior e cinza na parte inferior. Já as suas flores variam da cor branca ao amarelo. São perfumadas e produzem muito néctar, atraindo as abelhas. A sua floração pode ocorrer em todos os meses do ano, mas os frutos somente na estação chuvosa.
Essa espécie é muito utilizada como árvore ornamental devido a beleza cênica proporcionada pelas suas cores marcantes. Porém, é também utilizada na produção de celulose, na fabricação de móveis ou como lenha e carvão.