domingo, maio 12, 2024
Ciência e TecnologiaNotícias

Aplicativo estimula alunos a conhecerem a biodiversidade brasileira

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) lançaram um aplicativo de celular que estimula alunos e professores da educação básica a conhecerem a biodiversidade brasileira. Denominado Click Biota, o app permite tirar fotos de plantas e animais e publicá-las com a sua localização geográfica.

As fotos ficam num mural interativo do aplicativo e podem ser visualizadas por todos os usuários, inclusive especialistas em zoologia, ecologia e botânica. A intenção da ferramenta é promover o conhecimento da biota e registrar espécies nativas para criar, futuramente, um banco de dados georreferenciado sobre a flora e fauna do Brasil.

Também, incentivar ações de conservação ambiental e oferecer recursos pedagógicos aos professores de Ciências da educação básica para complementar o currículo escolar, de modo a despertar o interesse dos alunos no estudo da biodiversidade nativa, trazendo o assunto para dentro da sala de aula.

Aplicativo estimula alunos a conhecerem a biodiversidade brasileira
O Click Biota permite publicar fotos de animais com localização geográfica. Foto: Nelson Brazis – Pixabay

O Click Biota foi desenvolvido no âmbito do Projeto Temático “Programa Biota-Fapesp na educação básica: possibilidades de integração curricular”. Este projeto foi coordenado pelo professor Nelio Bizzo, da FE-USP e teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O projeto teve duração de cinco anos. Nele, os pesquisadores partiram do pressuposto que “o conhecimento da biota é fundamental para iniciar e manter ações de conservação”. Então, em seus estudos, buscaram maneiras de levar a biodiversidade brasileira para dentro da sala de aula.

Ao analisarem as alternativas tecnológicas para levar o tema às salas, os cientistas escolheram o celular, pois este “demonstrou ser o recurso mais disponível e utilizado pelos alunos”. “Daí não havia dúvida de que ele deveria ser a chave para levar… a biota nativa com a qual os estudantes têm contato”, disse Bizzo.

Segundo Bizzo, “o aplicativo de celular permite transformar o aparelho em algo útil não apenas para a educação, mas também para a ciência, pois podem ser produzidas imagens georreferenciadas”. “Pode parecer pouco, mas ao longo do tempo teremos um grande banco de dados confiável cobrindo uma área geográfica muito vasta”, acrescenta.

O Click Biota tem um website a ele vinculado que “disponibiliza materiais didáticos interativos para alunos com exercícios, quadro de correção automática e relatórios para os professores”. Nele, encontra-se “materiais de apoio para professores e alunos e um Blog com notícias sobre a biodiversidade brasileira atualizadas”. 

O aplicativo de celular Click Biota é gratuito e está disponível nas plataformas Android e iOS, nas lojas Google Store e na Apple Store. Já o website pode ser acessado pelo link biota.fe.usp.br/.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.