Abelha influencer arrecada fundos para evitar a extinção de sua espécie
Um nova influenciadora digital está ganhando os holofotes nas redes sociais. Trata-se de B, uma abelha influencer que faz comentários, posta selfies, publica fotos de viagens invejáveis e responde as perguntas com o fim de arrecadar dinheiro para salvar a espécie da extinção.
Esse personagem inusitado foi criado pela rede filantrópica Fondation de France com o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a necessidade de proteger as abelhas. Cerca de 46% delas está ameaçada de extinção, o que coloca em risco o suprimento mundial de alimentos.
A abelha influencer apareceu no instagram em Abril deste ano, mas já conta com 274 mil seguidores. Ela fez tanto sucesso que quatro marcas patrocinadoras fecharam parcerias: a Ricola, Airbnb, La Poste e Galeries Lafayette. Esta última criou uma bolsa solidária e ecológica para ajudar na campanha.
O dinheiro arrecadado na campanha vai para o Bee Fund, um fundo da entidade criado para financiar projetos de conservação da espécie. Os três pilares de ação do fundo são a reconstrução dos habitats das abelhas, o fomento de uma agricultura mais amiga do polinizador e a pesquisa dos impactos dos pesticidas nas abelhas.
Até agora, o Bee Fund selecionou apenas um projeto para apoiar: o Mayage. Ele visa unir apicultores e agricultores na salvaguarda das abelhas através de práticas conservacionistas como o plantio de árvores amigas do inseto e a produção ininterrupta do mel.
A Fondation France definiu outros projetos para ajudar, mas estes ainda dependem de financiamento. A instituição espera aumentar o número de seguidores no instagram e, com isso, captar mais verbas para ampliar as ações de proteção ao inseto.