Praia de Finlândia fica coberta por “ovos de gelo” em raro evento climático
Milhares de bolas de gelo, em formato de ovos, cobriram uma praia da Finlândia após um raro fenômeno climático. O episódio aconteceu na Ilha de Hailuoto, localizada no Golfo da Bothnia, entre a Finlândia e Suécia, e deixou moradores impressionados.
Um dos que presenciou o fenômeno foi o fotógrafo amador Risto Mattila. Ele afirmou que estava com sua mulher na praia de Marjaniemi quando se deparou com as bolas de gelo ao longo da praia. Segundo ele, “a vista do lugar era incrível”. “O dia estava ensolarado, com temperatura cerca de -1ºC e ventava bastante”, acrescenta.
Mattila, que reside numa cidade próxima de Oulu, falou que nunca havia visto algo como isso em 25 anos morando na região. Ele disse que as bolas de gelo se estendiam por uma faixa de 30 metros e com tamanhos variados. As menores eram do tamanho de ovos de galinha e as maiores, de uma bola de futebol.
Especialistas dizem que os “ovos ” surgem a partir de pedaços de gelo que são rolados sobre a água pela ação do vento. O formato arredondado é resultado do movimento das ondas que deslocam os fragmentos de um lado para outro.
As condições essenciais para se formarem as bolas de gelo, segundo o meteorologista George Goodfellow, são a presença do frio e do vento do mar. As bolas crescem e se tornam macias quando a água do mar congela na sua superfície e podem ser depositadas em uma praia tanto pelo vento quanto pela maré.
O fenômeno das bolas de gelo já foi visto anteriormente na Sibéria, província da Rússia, e em Chicago, nos Estados Unidos. Na Sibéria, gigantes bolas de gelo cobriram 18 km da costa e as maiores tinam o diâmetro de um metro.
Fonte: BBC News