Árvore artificial produz energia solar e eólica
Você já imaginou ter em seu quintal ou jardim um equipamento que produz energia solar e eólica ao mesmo tempo? Parece estranha essa ideia, mas a verdade é que essa tecnologia já existe e chama-se Aeroleaf Hybrid.
Desenvolvida pela empresa americana, New World Wind, a tecnologia combina microtrubinas eólicas giratórias com painéis fotovoltaicos, os quais garantem a produção contínua e eficaz da energia.
Suas microturbinas aproveitam os ventos mais fracos para gerar eletricidade ao contrário das turbinas eólicas convencionais que precisam de ventos mais intensos para conseguir produzir energia.
E sua estrutura, segundo a empresa fabricante é adaptável. Pode ser instalado em diversos lugares como telhados, jardins, postes, quintais e terraços.
O equipamento tem a forma de uma árvore artificial. As sua microturbinas têm o formato de “folhas” e os painéis, de pétalas. Ambos ficam presos nos galhos da estrutura.
Cada “folha” (turbina) consegue gerar 300 watts de eletricidade e uma pétala (painel solar), 36 watts. Já a árvore como um todo é capaz de produzir até 4.032 watts de eletricidade.
A Aeroleaf Hybrid foi criado com base na natureza. Ele integra-se harmoniosamente com a paisagem, diferente das placas solares e turbinas eólicas convencionais que contrastam negativamente com a estética do lugar.
Seu primeiro exemplar foi instalado em Birmingham, no Reino Unido, em Outubro desse ano. Desde sua instalação, mostrou ser capaz de produzir simultaneamente os dois tipos de energia: a solar e a eólica.
A Aeroleaf Hybrid tem sido vendida pronta ou de forma personalizada. O cliente pode escolher cores dos troncos, galhos e folhas, bem como seus “equipamentos”.
A árvore artificial pode ser equipada com lâmpadas LED para funcionar como poste de luz, carreadores para carros elétricos e portas USB para que as pessoas possam carregar seus eletrônicos.