Benefícios do veganismo para a saúde e o meio ambiente
O veganismo é um estilo de vida em que as pessoas não consomem produtos de origem animal, sejam estes alimentos, cosméticos, roupas e até mesmo medicamentos. A intenção dessa forma de viver é evitar todas as formas de exploração e crueldade contra os animais.
Apesar de focar no respeito à vida dos animais, esse modo de agir beneficia não somente os bichos. Ele favorece a saúde do homem, traz economia financeira e ainda ajuda o meio ambiente que, hoje, está sendo destruído em larga escala para produção de carne.
Com o intuito mostrar mais detalhes sobre os benefícios do veganismo, separamos as cinco principais vantagens de se adotar esse estilo de vida. As vantagens vão desde impactos positivos no corpo à economia no bolso.
Benefícios do veganismo
Perda de peso
Uma das principais mudanças que ocorre com uma pessoa que adota o estilo de vida vegano é a perda de peso. Há vários motivos por trás disso, mas os dois principais são o aumento da ingestão de fibras por conta da alimentação estritamente vegetal, o que melhora a digestão e o funcionamento do intestino, e a retirada da carne da dieta, a qual tem muita gordura.
Melhora de problemas digestivos
Adotar uma dieta vegana pode melhorar quadros de constipação, inchaço e outros problemas digestivos. Isto porque, neste tipo de dieta, aumenta-se o consumo de alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas, ideais para a boa absorção de nutrientes. Também, pois há a retirada da carne, um alimento de difícil digestão. O organismo humano pode levar até 72 horas para digerir completamente a carne.
Mais energia
Vários fatores podem influenciar o nível de energia que uma pessoa tem. Um deles é a alimentação. Sabe-se que alimentos in natura, como frutas e legumes, colabora para deixar um corpo mais energizado. No veganismo, as pessoas consomem mais destes alimentos e, por isso, tendem a ter mais energia.
Economia financeira
Dentre os produtos alimentícios que mais pesam no bolso do consumidor, a carne está em primeiro lugar. Consumir esse produto diariamente está cada vez mais complicado tendo em vista o seu alto custo. Devido a isso, aderir a uma dieta vegana vai beneficiar financeiramente o consumidor já que os vegetais têm preços bem mais em conta em relação a carne.
Benefícios ambientais
A adoção do veganismo beneficia o meio ambiente, primeiramente, porque combate a produção de carne. A proteína bovina, de acordo com relatório recente da ONU, é apontada como o alimento que mais contribui com as emissões de gases de efeito estufa e os desmatamentos de florestas. Também, porque estimula o uso mais sustentável da água na produção de alimentos e desencoraja a utilização de animais para qualquer fim, o que contribui com a preservação das espécies.