terça-feira, setembro 17, 2024
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Ifood vai dar R$ 29 milhões a quem criar embalagem sustentável

A empresa de entrega de comida, Ifood, em parceria com a foodtech Xprize, vai realizar um concurso de inovação para incentivar o desenvolvimento de embalagens circulares para alimentos. Os vencedores da disputa poderão ganhar até 29 milhões de reais como prêmio.

O objetivo da iniciativa é encontrar uma alternativa sustentável às caixas, potes e sacolas descartáveis e, assim, reduzir o impacto ambiental do delivery. Os participantes da competição deverão criar embalagens biodegradáveis, flexíveis, seguras para consumo humano e passíveis de serem produzidas em grande escala.

Serão, ao todo, cerca de 49 milhões de reais em prêmios para as equipes ganhadoras. O primeiro grupo colocado receberá 29,5 milhões, o segundo, 9,8 milhões e o terceiro 4,9 milhões. O restante, 4,8 milhões, será destinado aos participantes que atingirem determinadas metas durante a disputa.

“Só a inovação possibilita a criação de soluções para diminuir o impacto das empresas no meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Nos unimos com a XPRIZE porque é um player importante nesse cenário. Além disso, temos o desejo de acompanhar de perto o desenvolvimento de soluções sustentáveis que possam ser replicadas em larga escala para todo o mundo”, afirma João Barreto, diretor de planejamento e sustentabilidade do iFood.

O concurso faz parte de um plano de impacto ambiental positivo da Ifood. Chamado de Ifood Regenera, o plano visa erradicar a poluição plástica das operações de entrega e torná-la neutra em carbono até 2025. Também, prevê o investimento em veículos elétricos e em cooperativas de reciclagem.

No momento, o Ifood busca atrair empresas parceiras para investir na busca de projetos inovadores voltados ao desenvolvimento de embalagens sustentáveis. A companhia pretende, junto com essas empresas, destinar mais de 100 milhões de dólares no concurso.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.