País insular premia turistas que respeitam o meio ambiente
No Oceano Pacífico, existe um pequeno país insular formado por mais de 300 ilhas – a República de Palau. Este lugar, que abriga menos de 20 mil habitantes, é muito conhecido por suas belas praias. Porém, ganhou as manchetes do mundo quando passou a exigir dos turistas um compromisso com a preservação do meio ambiente enquanto estivessem no país.
O compromisso chama-se Palau Pledge e este é firmado por meio da assinatura de um termo no passaporte do visitante internacional. Nele, o turista promete “agir de forma ecológica e culturalmente responsável na ilha, pelo bem dos filhos de Palau e das futuras gerações de palauenses”. O objetivo desse termo é sensibilizar o visitante para que não polua o ambiente.
A ideia do Palau Pledge surgiu em 2015, quando o número de visitantes chegou a ser mais de 7 vezes a população do país. Estes visitantes poluíam muito o ambiente e isto incomodava os moradores locais. Durante a pandemia, o fluxo dos turistas caiu, mas agora que voltou a crescer a República de Palau criou um programa pioneiro para incentivar os turistas a serem ecológicos – o Ol’au Palau
O Ol’au Palau é um programa que premia turistas que respeitam o meio ambiente e a cultura local. Ele é gerenciado por meio de um aplicativo que oferece pontos àqueles que fazem escolhas sustentáveis como usar protetor solar não poluente, visitar lugares culturalmente significativos, não usar produtos descartáveis e comer alimentos de origem local.
Os pontos acumulados são “trocados” por experiências reservadas apenas a moradores locais. Algumas destas experiências são caminhadas em locais exclusivos, nadar numa caverna secreta, dividir uma refeição com moradores e anciãos, pescar em um local isolado e participar da “cerimônia do primeiro nascimento”, um grande evento cultural.
Uma das fundadoras do programa, Laura Clarke, disse que o Ol’au Palau “é uma maneira de educar os viajantes e de fazê-los ganhar o privilégio de ser um amigo de confiança “. Ele é uma forma de promover o turismo responsável, o qual consegue, ao mesmo tempo, aproximar o turista da cultura local e assegurar a sustentabilidade do lugar ao mesmo tempo.