Designers criam cabine de trabalho com plástico PET reciclado
A empresa holandesa, ArchiTech Company, desenvolveu uma cabine de trabalho modular, impressa em 3D, utilizando resíduos da indústria portuária local. O espaço, chamado de R-IGLO, é feito de plástico PET reciclado e tem a forma semelhante a de um iglu.
A R-IGLO tem uma estrutura flexível que permite sua montagem, transporte e armazenamento com facilidade. Além disso, possui um design avançado e 100% circular que garante o uso do material de fabricação continuamente e a manutenção de boa acústica e incidência de luz no espaço.
A sua estrutura é construída com uma das maiores impressoras 3D do mundo: a CFAM. Esta máquina não somente dá a forma que o programador define como também insere uma fibra de vidro no material impresso que o deixa mais rígido e durável.
A CFAM imprime R-IGLO de qualquer cor e tamanho (Pequeno, médio, grande e extragrande) e ainda insere o logotipo 3D da empresa impressa na própria estrutura. Em média, essa impressora fabrica uma unidade em apenas algumas semanas. Porém, a sua montagem leva dois dias.
A cabine ecológica se adequa a demanda do consumidor e vem equipada com iluminação, ventilação e aquecimento. Pode ser usada em diversos fins: espaço de trabalho, estande de exposição, pavilhão de jardim, cobertura de terraço ou pavilhão de praia.
Os designers que criaram a R-IGLO chamam-na de uma solução modular pronta para uso, pois é flexível e de fácil manuseio. Eles a projetaram com o intuito de criar locais de trabalho protegidos e confortáveis em grandes armazéns, onde há muito espaço inutilizado.
A R-IGLO foi iniciada como um projeto piloto, mas, desde então, foi incorporada ao portfólio do Departamento de Imóveis para oferecer aos inquilinos um local de trabalho. Hoje, ela pode tanto ser alugada no Porto de Roterdã quanto adquirida pela ArchiTech Company.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar sem autorização prévia e expressa da equipe do site.