Rede Amazônia Sustentável lança site que mapeia a biodiversidade brasileira
As regiões tropicais são as áreas com maior biodiversidade do planeta. Embora cubram apenas 40% do território mundial, elas abrigam três quarto de todas as espécies de anfíbios, mamíferos terrestres, peixes de água doce e salgada, formigas e plantas existentes no globo.
Nessa faixa territorial, o Brasil se destaca como o país com maior variedade de espécies. Segundo dados da ONU, sua diversidade biológica corresponde de 15 a 20% de toda a existente no planeta, o que o torna importante para a manutenção da biodiversidade mundial.
Embora extensa, essa biodiversidade é frágil e, se não for preservada, coloca em risco o futuro da humanidade. Pensando em mostrar ao público a relevância dessa riqueza biológica e suas interdependências na vida do homem, foi criada uma plataforma digital chamada Hiperdiversidade.
Trata-se de um site que apresenta informações sobre os biomas tropicais terrestres e marinhos do planeta na forma de textos, imagens e infográficos didáticos. Nele, são abordados os biomas brasileiros no contexto mundial, a relevância da Amazônia nesse cenário e as ameaças a sua manutenção.
Essa plataforma apresenta dados resultantes da síntese de estudos anteriores. Estes foram gerados a partir de novas análises e da extração de diferentes parâmetros das informações de pesquisa já existentes em grandes bases de dados e em outras plataformas científicas.
Participaram desse trabalho pesquisadores de mais de trinta instituições do Brasil e do exterior. Estes usaram como principal base de informações o artigo “The future of hyperdiverse tropical ecosystems”, publicado em julho de 2018 na revista Nature, com autoria de Jos Barlow (et al).
O Hiperdiversidade é uma iniciativa da Rede Amazônia Sustentável (RAS) em parceira com a Ambiental Media. Seu objetivo é “destacar o papel fundamental do Brasil para a manutenção da biodiversidade mundial e contribuir com esforços que ajudem a compreender a diversidade dos biomas tropicais do planeta.”
Ele apresenta os dados de forma organizada, acessível e atraente para toda a sociedade. Segundo o jornalista e fundador da Ambiental Media, Thiago Medaglia, isso permite ao usuário “ter a dimensão da biodiversidade mundial e do papel do Brasil nesse cenário”.
O Hiperdiversidade é uma valiosa fonte de informações sobre a biodiversidade mundial e esta será atualizada à medida que a pesquisa gerar novos dados e análises. Suas estatísticas servirão para subsidiar tomadas de decisão na esfera política e trabalhos na área de educação.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar sem autorização prévia e expressa da equipe do site.