terça-feira, setembro 17, 2024
Meio Ambiente

Niterói premiará moradores que reduzirem as emissões de carbono

Em Niterói, município metropolitano do Rio de Janeiro, será implementado um programa de neutralização de carbono, o qual premiará moradores que reduzirem suas emissões de carbono. Com previsão para iniciar esse mês, o projeto beneficiará os residentes da Favela do Caramujo, um dos bairros da cidade.

Inicialmente, o programa vai capacitar os moradores a agirem de forma ativa no processo de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Depois, a medida que estes forem alcançando resultados na mitigação de carbono, receberão pagamentos em Arariboia.

A Arariboia é uma moeda social criada pela Prefeitura de Niterói, a qual é aceita por mais de 30 mil estabelecimentos comerciais. Considerada a primeira moeda do clima do país, ela será entregue aos moradores que atingirem as metas de redução de carbono estipuladas.

Os participantes da ação poderão ganhar de 250 a 750 reais como prêmio. Para obtê-los, terão que implementar algumas práticas ecológicas no seu cotidiano como o plantio de mudas, a separação e reciclagem dos resíduos, a compostagem de lixo orgânico, a diminuição do gasto de energia e o uso de bicicleta.

O programa de neutralização do carbono é considerado pioneiro no país. Este, de acordo com Prefeito de Niterói, Axel Grael, será monitorado por assistentes sociais do próprio município que darão orientação e acompanharão as atividades dos moradores.

Axel Grael, disse que essa iniciativa “tem como objetivo promover o debate acerca das mudanças climáticas em comunidades de baixa renda e se expandir para outras localidades, atingindo toda a cidade como forma de envolver todos os cidadãos com ações concretas”.

Segundo ele, “essa ação também faz um trabalho de educação e de conscientização para uma geração de cidadãos que vai se preocupar com a situação climática e com a sustentabilidade. “Pretendemos fazer com que a ação climática seja uma oportunidade de renda para essa população”, acrescenta Grael.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.