México inaugura a primeira estrada feita com asfalto e plástico reciclado
A primeira estrada feita com asfalto e plástico reciclado no mundo foi inaugurada recentemente em Guanajuato, no México, por um grupo de empresas apoiadas pelo Ministério das Comunicações e Transportes. A nova estrada, de 2 quilômetros de extensão, que liga as cidades de Irapuato e Cuerámaro, foi construída com cerca de 1 tonelada de plástico pós-consumo, o equivalente a 250.000 embalagens flexíveis.

O material utilizado na construção da pista, o asfalto modificado, foi desenvolvido pela empresa Dow em parceria com a Vise, Surfax, Asphalt e Omnigreen. A nova tecnologia promete aumentar a vida útil das vias em até 50% em comparação ao asfalto convencional.
O asfalto modificado foi elaborado para garantir boa performance e gerar valor para a construção de estradas mexicanas. Pode ser usado em qualquer tipo de rodovia, inclusive a de alto desempenho, e ainda tem a vantagem de emitir menos gases poluentes à atmosfera.
Além disso, oferece uma possível solução para o problema gerado pelo acúmulo dos resíduos plásticos descartados nas cidades ou no campo. A formulação de asfalto modificado, “dá nova vida a embalagens plásticas flexíveis que podem acabar sendo desperdiçadas em um aterro sanitário ou, na pior das hipóteses, no meio ambiente”.
Segundo a diretora geral da Dow, no México, “Demonstrar que estradas feitas de asfalto modificado de alto desempenho podem ser obtidas usando material plástico reciclado, é um passo adiante para desenvolver aplicativos baseados em um modelo de negócios de economia circular e até fornecer uma solução para a crescente preocupação com relação ao gerenciamento de resíduos de plástico ”
A tecnologia inovadora, desenvolvida a partir do modelo de economia circular, será aperfeiçoada pela Dow. Esta companhia planeja fazer mais testes piloto com o material a base de asfalto e plástico reciclável para depois aplicá-lo em larga escala.