Itália oferece subsídio para compra de bicicleta
Em breve, a Itália poderá ver menos carros e mais bicicletas nas ruas do país. Um novo plano do Governo pretende oferecer um subsídio de 500 euros para quem quiser comprar uma bicicleta ou um e-scooter. O auxílio será dado àqueles que moram em cidades italianas com mais de 500 mil habitantes.
A medida governamental foi anunciada no final de Maio pelo Ministro dos Transportes, Paola Di Micheli. Ela é uma estratégia para reduzir as aglomerações e o uso do transporte público na mobilidade urbana. Tem como objetivo evitar a disseminação do coronavírus no país e impedir congestionamentos nas ruas das cidades.
O incentivo também faz parte do plano de recuperação da economia italiana pós-pandemia do Covid-19. O país conta um pacote de apoio de 55 bilhões de euros destinado a impulsionar as atividades econômicas nacionais. Como a Itália é o segundo maior produtor mundial de bicicletas, a indústria nacional do ciclismo será beneficiada pela iniciativa.
Bicicleta como solução para o problema de mobilidade na pandemia
A Itália foi um dos primeiros países fora da China a ser duramente atingido pela Covid-19. Também, um dos mais rigorosos na aplicação de regras extensas de bloqueio em um esforço para controlar a pandemia. Isso gerou uma experiência desagradável e traumática para uma parte significativa dos italianos. Muitos expressam relutância em usar o transporte público enquanto a vida normal lentamente recomeça.
Além do temor ao uso de transporte coletivo, a Itália deparava-se com o problema dos congestionamentos. Com cidades históricas apertadas e ruas estreitas engarrafadas, ter ainda mais italianos se deslocando de carro seria uma receita para o desastre. Assim, era preciso encontrar um outro meio de deslocamento para a população.
O Governo encontrou no uso da bicicleta a solução para o problema da mobilidade urbana. É um transporte que evita o contágio porque é usada individualmente e tem um preço acessível. Além disso, não polui o meio ambiente e diminui os engarrafamentos nas vias. Por isso, criou o subsídio de 600 dólares para incentivar os italianos a usarem-na. Resta saber se o subsídio convencerá os italianos a subir nas bicicletas pela cidade.
Como funciona o subsídio para compra da bicicleta na Itália
Qualquer morador da Itália com mais de 18 anos poderá solicitar um voucher para a compra de uma bicicleta nova ou usada ou scooters. O “bônus mobilidade” é limitado a 60% do valor total do gasto ou até 500 euros. O benefício pode ser solicitado apenas uma vez por cada pessoa entre maio e dezembro de 2020. Entretanto, pode ser requerido por mais de uma pessoa de uma mesma família.
O bônus mobilidade pode ser utilizado, ainda, como reembolso de compras já realizadas. Para tanto, basta apresentar a nota fiscal. Por enquanto, valem inclusive as transações efetuadas pela internet em lojas de outro país. O voucher tem validade de até 30 dias, após a liberação pelo governo.
O recurso também pode ser utilizado para consertos ou pagamentos de serviços de micromobilidade. No entanto, o benefício não pode ser usado para compra de acessórios, como capacetes, baterias, correntes e cadeados.
Outros incentivos
O novo subsídio é acompanhado por uma iniciativa para expandir as ciclovias nas cidades italianas. Em Roma, por exemplo, representantes anunciaram que criariam 150 quilômetros de novas ciclovias até setembro. Já em Milão, o Governo transformou 35 quilômetros de ruas urbanas em ciclovias temporárias e calçadas alargadas. Elas se tornarão permanentes assim que os residentes perceberem o quão úteis eles são.
A cidade de Bari, no sul do país, implementou um programa de estímulo aos ciclistas há anos. O Governo Municipal oferece um subsídio entre 100 euros e 200 euros para compra de bicicleta. Também, paga 25 centavos por quilômetro pedalado no trajeto para o trabalho, com o limite de 400 euros por mês.
Na cidade de Bolonha, no norte do país, os cidadãos podem usar um aplicativo para trocar seus trajetos realizados por bicicletas por brindes como ingressos de cinema e até sorvete e cerveja. O sistema recompensa não só pela distância percorrida, mas também pela assiduidade dos ciclistas.