Grupo constrói abrigos para cães de rua com outdoors reciclados
A Tailândia, assim como muitos países, tem um grande número de cães de rua, os quais ficam expostos a condições climáticas diversas, a acidentes e a abusos. Segundo uma pesquisa do Departamento Tailandês de Desenvolvimento Pecuário de 2016, a população desses animais, nessa nação, era de 750 mil indivíduos.
Pensando em ajudar esses bichinhos que ficam vagando pelas ruas, sobrevivendo a duras penas, o grupo comunitário tailandês, Stand for Strays, criou abrigos funcionais feitos de outdoors reciclados. A estrutura é simples, mas protege os animais tanto da chuva quanto do calor intenso.
Os abrigos, apelidados de ‘Homeless Allot Model’, têm o formato semelhante a de uma tenda. Na parte superior, possuem dobradiças que podem ser abertas na parte inferior, formando uma área coberta. Na parte de baixo, têm uma pequena plataforma que mantém os animais acima do nível do solo.
A plataforma elevada proporciona aos cães um local seguro, higiênico e seco para dormirem. Também, oferece um espaço para que as pessoas coloquem água e comida para os animais. Como os alimentos deixados não têm contato com o chão, evita-se que sejam contaminados e tragam doenças aos bichos quando ingeridos.
Os Homeless Allot Models são colocados nas calçadas e fixados nos muros. Por serem brancos e ficarem no plano das paredes, mantém a paisagem quase inalterada. Também, por serem facilmente desdobrados, permite aos transeuntes abri-los sempre que notarem um cão de rua perambulando pela área.
Pensados com base nos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), essas estruturas foram produzidas exclusivamente com outdoors descartados e outros materiais reaproveitados. O objetivo era melhorar o bem-estar dos cães abandonados sem aumentar a poluição ambiental.
Até o momento, os abrigos de outdoors reciclados foram instalados no Templo Nang Nong, cidade de Bangkok, e em Muang Thong Thani, cidade de Nonthaburi. Quem tiver interesse em saber mais a respeito, acesse a página do Stand for Strays.