Espécie dada como extinta há 30 anos foi encontrada no Vietnã
O cervo-rato ou veado-rato é uma espécie de mamífero que foi considerada extinta na natureza há 30 anos. Porém, uma expedição recente de cientistas no Vietnã mostrou, através de registros fotográficos, que esse animal ainda existe na região em um número ainda desconhecido.
De nome científico Tragulus versicolor, o animal pertence a família ungulada e tem o tamanho de um coelho grande. É caracterizado por duas presas em miniatura, marcas distintas na garganta e pernas finas e curtas presas a um corpo atarracado com um brilho prateado na parte posterior.
Esse mamífero vive em áreas profundas de florestas do sudeste da Ásia, sendo encontrado apenas no Vietnã. Ele foi catalogado pela primeira vez em 1910 a partir de quatro espécimes coletados perto da cidade de Nha Trang, porém sua última aparição havia sido registrada no ano de 1990.
A espécie, desaparecida na ciência por 30 anos, levou cientistas da Global Wildlife Conservation (GWC) a sua procura no Vietnã após ouvir relatos de avistamento dela por moradores e guardas locais. Para confirmar a existência ou não do cervo-rato, os pesquisadores utilizaram armadilhas fotográficas.
Foram instaladas três armadilhas fotográficas na região sul do país, as quais registraram 275 fotos inicialmente. O resultado foi tão surpreendente que levou a equipe a colocar, posteriormente, mais 29 câmeras na região, gravando desta vez 1881 fotos do animal em cinco meses.
A redescoberta do Tragulus versicolor foi publicada na revista científica Nature Ecology and Evolution em Novembro deste ano. É a primeira vez que um mamífero da lista das 25 espécies mais procuradas do planeta, elaborada pela GWC, é achado na natureza.
Os cientistas que participaram da expedição acreditam que essa descoberta estimulará ações de conservação da espécie no Vietnã. O próximo passo dos pesquisadores é determinar a população, a distribuição e as ameaças à sobrevivência desse animal.