domingo, setembro 15, 2024
Sustentabilidade

Designers criam couro ecológico a base de casca de maça

A indústria da moda, uma das atividades mais poluentes do mundo, não para de se reinventar. Seguindo tendências do crescente mercado vegano, uma empresa criou um tipo de couro ecológico cuja matéria-prima básica é a casca de maçã.

Bolsa com couro ecológico de casca de maçã
Bolsa com couro ecológico de casca de maçã

A autora dessa inovação é a marca SAMARA, uma pequena companhia canadense que fabrica roupas e bolsas. Fundada por duas irmãs em Toronto, a companhia desenvolve produtos que não agridem o meio ambiente e os animais.

As empresárias criaram o couro ecológico para substituir os materiais a base de petróleo que são muito usados na produção de couro vegano.

As irmãs empreendedoras disseram que tentaram criar seus couros à base de vegetais, muitas vezes, na própria cozinha. Elas experimentaram como produto base a maça, o coco e o abacaxi. A escolha das cascas de maça como insumo foi devido a qualidade das microfibras da fruta e por serem abundantes e descartadas pela indústria do suco.

O primeiro item lançado com couro ecológico a base de casca de maça foi a mini bolsa, mas ela leva poliuretano na sua composição. Segundo as designers, essa substância aglutinadora é mais verde do que o cloreto de polivinil. Ela deve ser substituída futuramente por outras mais sustentáveis.

A mini bolsa está disponível no site da SAMARA por 50 dólares. A instituição reverte parte das compras feitas online na aquisição de mochilas movidas a energia solar, as quais são enviadas para crianças na África Oriental.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.