domingo, setembro 15, 2024
Sustentabilidade

Aterro sanitário transforma resíduos em sabonetes, graxa e petiscos para animais de estimação

Os aterros sanitários são mundialmente utilizados nas cidades para despejar o lixo produzido pela população. Embora sejam úteis por evitarem a contaminação dos corpos d’água e do solo e impedirem a disseminação de vetores de doenças, eles inutilizam resíduos que poderiam ser aproveitados.

Pensando em dar um destino melhor a alguns resíduos, a empresa canadense 3F Waste Recovery criou um aterro que transforma lixo orgânico em diversos bens de consumo. A ideia do negócio é fomentar a economia circular através do reaproveitamento de resíduos de florestas, de fazendas e da pesca.

A 3F Waste Recovery recebe diversos resíduos em suas instalações. Alguns deles são conchas, barbatanas, ossos e peles de peixes e mariscos, os quais são processados e transformados em ingredientes de alto valor: colágeno marinho, petiscos de pele de bacalhau, proteína em pó e cosméticos.

aterro transforma lixo em petiscos para animais de estimação
Petiscos para animais de estimação

Outros subprodutos descartados nas instalações da empresa são ossos de ovelhas de criação e de alces caçados. Ambos são convertidos em petiscos para animais de estimação ou fervidos para a produção de sebo que é transformado em velas e sabonetes.

Lã de ovelha e papelão também são despejados no aterro da 3F. Esses resíduos, na maior parte, são misturados e convertidos em pellets repelentes de lesmas para o jardim. O que sobra da lã é usada para produzir graxa de lanolina e para encher sacos de dormir, camas de animais de estimação e edredons.

O que resta do papelão é misturado com serragem vinda de serraria locais. Essa mistura dá origem a pellets de madeira de bioenergia renovável. Esse produto serve para substituir o carvão nas churrasqueiras e a lenha nos fogões, o que ajuda na manutenção das florestas.

O fundador da 3F Waste Recovery, Ben Wiper, disse que sua empresa “é baseada no princípio de que cada molécula que entra pela nossa porta, deve “ter uma aplicação” útil. Utilizá-la para produzir bens de consumo evita mais exploração dos recursos naturais e poluição da natureza.

Desde que foi criada, a companhia vem expandindo sua lista de produtos feitos a partir de resíduos orgânicos. Somente em 2021, lançou seis novas linhas de produtos. A companhia já conta com o apoio de dezenas de cientistas e outros colaboradores dos setores acadêmico e privado.

Em um relatório colaborativo liderado pelo Smart Prosperity Institute, uma rede de pesquisa da Universidade de Ottawa, considerou a 3F Waste Recovery como uma das 200 startups de economia circular mais promissoras do país.

Atualmente, essa startup busca fechar um acordo internacional multimilionário para sua linha de petiscos para animais de estimação. Caso se efetive esse acordo, serão gerados mais 40 empregos rurais em tempo integral na região em que está instalada a empresa.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.