sábado, setembro 14, 2024
CuriosidadesMeio Ambiente

Algas bioluminescentes iluminam o mar na Austrália

Na noite passada, o fotógrafo Jordan Robins, um apaixonado pela vida marinha, registrou imagens impressionantes da Baía de Jervins, Austrália. O que havia de algo tão especial lá? Um incrível brilho azul fluorescente nas águas.

 Baía de Jervins brilhando pelo feito das algas bioluminescentes
Baía de Jervins

Quem olha as fotos pela primeira vez pensa que a luminosidade é efeito de computador ou uma reação da água mediante o uso de produtos químicos. Porém, na realidade, trata-se de um fenômeno natural chamado bioluminescência.

Efeito das algas bioluminescentes
Baía de Jervins

A bioluminescência é a emissão de luz por organismos vivos. Ela é produzida por determinadas bactérias, fungos, algas, peixes, dentre outros seres quando estão estressados. O brilho é resultado de reações químicas que ocorrem em seus corpos.

 Baía de Jervins brilhando pelo feito das algas bioluminescentes
Baía de Jervins

Esse fenômeno é mais observado nos oceanos e só pode ser visto à noite. No caso da Baía de Jervins, a luminosidade foi provocada pelas algas bioluminescentes Noctiluca Scintillans, as quais foram agitadas pelo movimento das ondas.

Efeito das algas bioluminescentes
Baía de Jervins

Jordan Robins ficou encantado com o brilho azul intenso nas águas da Baía de Jervins e fez um vídeo que foi compartilhado em diversas redes sociais. Ele disse em seu instagram que “Verdadeiramente, é uma visão incrível de se ver”.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.