domingo, setembro 15, 2024
Arquitetura e decoração

Arquitetos transformam lixo em cabines de dormir na Holanda

Já imaginou dormir dentro cabines feitas exclusivamente de materiais reutilizáveis e recicláveis? Esta experiência você pode ter no Culture Campsite, um acampamento sustentável situado no coração de Roterdã, Holanda.

Construído em um estacionamento urbano, o Culture Campsite não tem tendas como os acampamentos comuns, mas sim abrigos futuristas produzidos com silos de ração, casa de bezerros, carros elétricos, velhas vans e até mesmo lixeiras descartadas.

Os abrigos são menores do que casas minúsculas e mais confortáveis ​​do que uma barraca. Cada um deles é equipado com cama de casal e lençóis confortáveis. Também, são cercados de plantas perfumadas. 

Uma das cabines hilárias do acampamento é a Little Pea, que na tradução se chamaria pequena ervilha. Esta acomodação móvel é feita de silos de animais com uma camada de isolante térmico. Cabe cama, lavatório e até estante.

Outra acomodação bastante inusitada é a Sleeping Pod. Esta é formada por iglus de plástico (abrigos utilizados em fazendas para a criação de bezerros) suspensos sob hastes de aço. Dela, tem-se uma visão de todo o acampamento.

A Cabine dormir Sleeping Pod é feita com iglus de plástico descartados - Culture Campsite
A Cabine dormir Sleeping Pod é feita com iglus de plástico descartados

No acampamento, também há a cabine a Trash Inn, feita com um conteiner de lixo, a Floating Bricks, construída com fragmentos de vidro e tiras de tijolos descartados, e a Spijkstaal, feita com uma mini van. Ao todo, são doze cabines diferentes, todas produzidas com resíduos.

Spijkstaal – Cabine feita com uma mini van

O Culture Campsite foi concebido por um grupo de arquitetos e artistas entusiastas da “arquitetura de residual”. Esta preconiza o aproveitamento de resíduos na construção de moradias e objetos de decoração.

A ideia de criá-lo o surgiu quando um dos fundadores, Boris Dujineveld estava dirigindo pelo interior da Holanda. Na viagem, ele notou os silos de grãos usados ​​em fazendas de animais e pensou que poderiam ser utilizados para outro fim.

Então, começou a tirá-los das mãos dos fazendeiros em troca de uma caixa de cerveja ou alguns euros. Como viu que não poderia reciclá-los, decidiu transformá-los em pequenos dormitórios.

Outras cabines de dormir feitas com materiais residuais -Culture Campsite
Outras dormitórios feitos com materiais residuais

Duijneveld, disse que ele e sua equipe tiraram os materiais descartados de seu contexto original, dando-lhes um novo propósito. Para ele, “isso faz com que o visitante esqueça que está olhando para os resíduos”.

Atualmente, os donos do Culture Campsite estão se esforçando para adicionar novas acomodações a cada ano. Além da cápsula de iglu de bezerro, eles receberam uma van de entrega convertida para dormitório.

Van de entrega convertida em dormitório - Culture Campsite
Van de entrega convertida em dormitório

Quando questionado sobre os planos futuros para o acampamento, Duijneveld disse que ele e seus colegas estão procurando um local alternativo caso o proprietário do estacionamento decida construir apartamentos.

“Não descarto a opção de começar do zero fora da cidade. Talvez até no exterior”, disse Duijneveld. Por enquanto, o Culture Campsite ficará onde está, dando a chace de viver uma experiência única.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.