terça-feira, setembro 17, 2024
Ciência e Tecnologia

Empresa revela tecnologia que pode substituir os combustíveis fósseis

Uma startup americana, apoiada por Bill Gates, anunciou uma nova tecnologia que produz energia térmica a altas temperaturas, acima de 1.000 graus Celsius, a partir da luz solar. Esse sistema é superior aos encontrados no mercado, que só geram calor de no máximo 600°C, e pode ajudar na resolução da crise climática mundial.

Sistema de espelhos da Heliogen. Essa tecnologia que pode substituir os combustíveis fósseis na produção de calor.
Sistema de espelhos da Heliogen. Foto: Heliogen.

A empresa criadora da técnica é a Heliogen, a qual tem uma usina localizada em Lancaster, no Estado da Califórnia. Ela utiliza espelhos concentradores de raios do sol, os quais são controlados digitalmente e posicionados na direção de uma torre receptora que transforma energia solar em térmica.

Espelhos posicionados em direção à torre receptora. Foto: Heliogen.
Espelhos posicionados em direção à torre receptora. Foto: Heliogen.

O calor produzido com esse mecanismo tem um quarto das temperaturas encontradas na superfície do sol. Ele consegue alimentar processos industriais que exigem muita energia como o da produção de cimento, do aço e dos derivados de petróleo, ao contrário das placas fotovoltaicas que somente geram eletricidade.

Esse sistema também permite transformar a água em hidrogênio, um poderoso combustível limpo que gera eletricidade, sem a emissão de gases poluentes, e possibilita a produção de vapor d’água, um subproduto que poder ser utilizado na calefação de residências.

A tecnologia inovadora foi desenvolvida para substituir o uso de combustíveis fósseis na matriz energética mundial sem gerar poluição, com eficiência energética e usando fontes renováveis. Ela ajudará na redução das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo, assim, para a solução dos problemas climáticos.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.