segunda-feira, setembro 16, 2024
Sustentabilidade

Caminhões de lixo serão movidos a biogás em Toronto

Todos os caminhões de lixo de Toronto, em breve, serão movidos a biogás produzido a partir do próprio resíduo que coletam. A maior cidade do Canadá será pioneira a lançar essa iniciativa na América do Norte graças à recém-construída instalação de gerenciamento de resíduos sólidos da Dufferin.

A partir de março de 2020, o lixo orgânico da cidade e os restos de inundações dos Toronto Green Bins serão coletados e levados à instalação da Dufferin para processamento. A instalação usará digestores anaeróbicos para capturar o biogás produzido pelos resíduos e depois transformá-lo em gás natural renovável (RNG).

Caminhões de lixo movidos a biogás
Caminhões de lixo movidos a biogás

O RNG gerado a partir de resíduos de alimentos é considerado carbono-negativo porque reduz a emissão de gases advindos da extração ou queima de combustível à base de petróleo e evita mais poluição atmosférica gerada pela decomposição do lixo orgânico em aterros sanitários.

As estimativas sugerem que unidade da Dufferin produzirá, aproximadamente, 3,2 milhões de metros cúbicos de RNG por ano, o suficiente para encher imediatamente os tanques de combustível de 170 caminhões de lixo após eles deixarem os resíduos nas instalações.

O gás gerado pela instalação será injetado no gasoduto da cidade e poderá ser utilizado tanto para abastecer veículos quanto para fornecer eletricidade ou calor a residências e empresas.

O uso dessa tecnologia permitirá a cidade de Toronto, que tem 10 % de suas emissões de gases de efeito estufa geradas por resíduos de alimentos, reduzir significativamente sua pegada de carbono. Cerca de 9.000 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas na atmosfera. Também, possibilitará diminuir os custos de combustível para a sua frota de caminhões de coleta.

Esse sistema de circuito fechado é apenas um dos quatro projetos planejados para produzir RNG nos próximos anos e faz parte da estratégia de gerenciamento de resíduos da cidade a longo prazo.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.