Cidade holandesa vai proibir anúncios de carne em espaços públicos
Para reduzir o consumo de proteína animal e os impactos da crise climática, a cidade holandesa de Haarlem vai proibir anúncios de carne em espaços públicos. A medida, considerada inédita no mundo, deve entrar em vigor a partir de 2024.
A medida surgiu a partir de uma moção apresentada pela conselheira do partido GroenLinks, Ziggy Klazes. No texto, ela propôs a proibição de publicidade da carne, produzidas pelas grandes indústrias, em espaços controlados pela Prefeitura como pontos de ônibus e abrigos.
A monção, que foi entregue em Novembro do ano passado, tem enfrentado forte oposição do setor de carnes. No entanto, foi aprovada pelo conselho de Haarlem esta semana. Agora, a monção passará por uma análise mais minuciosa antes de entrar em vigor.
Por que proibir os anúncios de carne?
A produção de carne é uma das grandes vilãs da crise climática. Isto porque, além de consumir grandes recursos naturais, ela gera grande volume de gases poluentes, especialmente o metano. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), essa atividade é responsável por 14,5% das emissões de gases de efeito estufa no mundo.
Pelo impacto negativo que a produção de proteína animal tem sobre o clima do planeta, é importante criar mecanismos que não incentive o seu consumo. Como se sabe, o uso de publicidade é uma poderosa ferramenta para induzir a compra de produtos. Então, proibi-la é uma forma de não motivar consumidores a comparem esse produto e de proteger o meio ambiente.
Ziggy disse que “a carne é muito prejudicial ao meio ambiente. Para ela, não faz sentido “dizer às pessoas que há uma crise climática e incentivá-las a comprar produtos que fazem parte dela”. Então, proibir anúncios em espaços publicitários públicos é uma medida cabível e necessária.