sábado, setembro 14, 2024
Animais ameaçados

Conheça o mamífero que “cultiva” a própria comida

Você já ouviu falar de um animal chamado Gopher? É um roedor, nativo das Américas do Norte e Central, que se alimenta de raízes. Assim como muitos roedores, ele constrói túneis abaixo da superfície. Porém, ele tem uma característica que o diferencia dos demais: a capacidade de “cultivar” seus próprios alimentos.

Essa característica não era conhecida pela ciência até recentemente. Ela foi descoberta pelos cientistas Veronica Selden e Francis Putz da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Segundo os estudiosos, o animal consegue praticar uma forma de “agricultura” nos canais subterrâneos que costuma viver.

A descoberta foi divulgada em artigo na revista científica Currentt Biology. Na publicação, os pesquisadores afirmam que os Gophers criam “fazendas de raízes”. Em outras palavras, esses animais levam raízes de pinheiros aos túneis e as cultivam dentro deles.

gophers
Os gophers cultivam raízes nos túneis que vivem. Fonte: Pinterest

Nos túneis, os roedores fertilizam as raízes com seus dejetos (fezes e urina) e deixam-nas crescer. Quando as raízes estão em tamanho “adequado”, eles colhem-nas para se alimentarem, mas se estiverem muito grandes cortam-nas para não impedirem a livre passagem deles.

Selden e Putz disseram que a colheita diária das raízes de pinheiro nos canais subterrâneos provê, em média, de 20% a 60% das necessidades de energia que os Gophers precisam. Esse ganho, segundo eles, compensa o custo de energia de cavarem em solo denso.

Os dois argumentam que o comportamento dos Grophers em manejar as raízes constitui um tipo de agricultura rudimentar. Isto porque eles não somente “colhem suas raízes para sobreviver”, mas também “tomam medidas para defender e promover suas colheitas”.

Porém, alguns cientistas questionam a classificação dos Grophers como agricultores já que eles não plantam, mas apenas colhem. Francis Putz rebate esse argumento dizendo que há diversas culturas, cuidadosamente manejadas no mundo, que não são necessariamente plantadas.

Putz afirma que os gophers são os primeiros mamíferos agricultores conhecidos pela ciência. No entanto, ele diz que existem outras espécies de animais que praticam a agricultura. Algumas delas são as formigas, que cultivam fungos, os besouros e os cupins.

Lucila Freire

Geógrafa e Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Atua como Consultora Ambiental. Fundou o Sustentabilidade No Ar, pois acredita na forte influência que os meios de comunicação têm sobre a sociedade e quer utilizá-lo para inspirar pessoas e promover conscientização ambiental.