Jovem cria linha de sabonetes e detergente com óleo de cozinha usado
Na cidade de Douala, nos Camarões, a maior parte do óleo de cozinha usado em hotéis e restaurantes é descartado nos ralos das pias, o que gera estragos na tubulação e poluição do ambiente. Para acabar com esse problema, o jovem Martial Gervais Oden-Bella começou a fazer algo interessante.
Ele passou a coletar e transformar o óleo de cozinha usado nos grandes hotéis e restaurantes da cidade em uma linha de sabonetes e detergentes ecológicos. Martial, que é químico, disse que seus produtos de limpeza são eficazes e uma alternativa ecológica aos vendidos no mercado.
O químico conta que a ideia de reciclar o óleo surgiu quando soube da enorme quantidade de óleo que era desperdiçada todo mês nos maiores hotéis e restaurantes de Douala. De acordo com funcionários que trabalhavam nesses estabelecimentos, eram despejados no encanamento cerca de 20 mil litros de óleo por mês.
Querendo evitar esse descarte inadequado do resíduo e proteger a natureza, Martial desenvolveu um processo que limpa o óleo usado e o transforma em sabão e detergente. O processo envolve a filtração do óleo e a preparação de uma solução de soda cáustica que é adicionada ao óleo para fazer o sabão.
O processo desenvolvido por Martial permite produzir produtos de limpeza eficazes e com baixo custo. Devido a isso, seus sabonetes e detergentes tornaram-se uma alternativa acessível aos clientes já que custam metade de preço em comparação com outras marcas tradicionais camaronesas.
Com a boa aceitação dos produtos, o jovem criou sua empresa, a qual produz 165 quilos de sabão e duas toneladas de detergente líquido por mês. Também, começou a compartilhar seu método de produção para ajudar pessoas com recursos limitados e para evitar mais poluição com o descarte de óleo nas pias.
Em 2018, Martial criou uma página web divulgando as técnicas utilizadas pela sua empresa para que mais pessoas tenham acesso a esta alternativa mais amiga do ambiente. Para ele, o mais importante é que as pessoas dos Camarões se consciencializem sobre os danos que o óleo usado gera para o meio ambiente.