Empresa americana recicla calcinhas e cuecas usadas
Cuecas e calcinhas são produtos que se desgastam rapidamente e não servem para revenda ou doação. Por serem de “uso único”, acabam indo para o lixo, aumentando o acúmulo de resíduos nos aterros.
Pensando em evitar esse descarte contínuo, a empresa americana The Big Favorite desenvolveu uma linha de roupas íntimas duradouras e um sistema de circularidade que as recicla e transforma em novas.
A The Big Favorite produz cuecas e calcinhas com algodão pima, um material mais fácil de reciclar que os algodões comuns, pois tem fibras longas. Elas não possuem plástico na composição e são resistentes.
Cada peça dessa companhia possui um código QR na etiqueta que, após escaneado com o celular, dá ao consumidor uma remessa gratuita. Só é preciso fazer uma última lavagem da peça antes do envio do produto usado.
Quando a empresa recebe o item usado, o consumidor recebe créditos para comprar novas peças ou pode doar o dinheiro para uma boa causa como proteção de animais ameaçados.
As peças usadas, quando chegam na empresa, são classificadas, higienizadas e enviadas a recicladores têxteis. Estes trituraram o material e removem os fios de algodão que serão usados na produção de novas peças.
Com esse sistema, a The Big Favorite fecha o ciclo produtivo e permite que o mesmo material seja utilizado várias vezes. A empresa, em outras palavras, criou uma economia circular de seus produtos, evitando o desperdício.
“Queremos mudar a forma como as pessoas veem suas roupas íntimas gastas e ensiná-las que, em vez de ser lixo, pode ser um recurso futuro”, diz a fundadora da The Big Favorite, Eleanor Turner.
Um dos grandes desafios da empresa para manter o sistema de circularidade é convencer os consumidores a comprarem cuecas e calcinhas recicladas. O outro, é encorajar os clientes a mandarem suas peças velhas.
Turner disse que as pessoas estão gradualmente percebendo que precisam fazer mais para diminuir o desperdício de roupas. Segundo ela, “os consumidores estão prontos para fazer sua parte”.
A fundadora da The Big Favorite falou que as indústrias devem priorizar o uso do material já existente e não de novos. Ela espera que sua linha de roupas recicláveis influencie outras indústrias de vestuário a reciclarem seus produtos, fechando o ciclo produtivo.
A empresa, por ser nova, ainda não tem estoque de roupas íntimas usadas suficiente para usar na fabricação de novas. Porém, tem a previsão de reciclar 15.000 cuecas e calcinhas até 2023.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do site Sustentabilidade no Ar sem autorização prévia e expressa da equipe do site.